A marca pessoal reflecte a forma como você, consciente ou inconscientemente, se apresenta no meio laboral. Não é só a forma como os outros profissionais olham para si e avaliam o seu trabalho mas principalmente são todas aquelas competências profissionais e pessoais que são só suas. Que vêm da sua essência. Esta imagem de marca pode ser desenvolvida seguindo um plano estratégico. Com o uso das redes sociais ou do networking é possivel criar uma estratégia para colocar a marca pessoal no seu CV. No Modelo Curriculum ajudamos-lhe a desenvolver as ferramentas para criar a sua marca pessoal no cv.

Conselhos para gerir o seu plano de criação de uma marca pessoal no cv

Rawpixel.com || Shutterstock

Todos os dias, todas as atitudes que toma, moldam a sua marca pessoal. Quer seja no meio online (redes sociais, blogs ou fóruns), quer seja no meio offline como eventos e networking. As redes sociais e o webcurriculum podem ser, também, umas grandes aliadas na hora de fazer uma estratégia para colocar a marca pessoal no cv.

Conselhos gerais para gerir a sua marca pessoal nas redes sociais

Primeiro deve ter em consideração que a marca pessoal é a projecção da imagem que uma pessoa passa aos demais. Quando associada ao curriculo, tem que ver com a imagem que o candidato quer mostrar de si, ao seu futuro recrutador. O que é a marca pessoal no curriculum? Aqui poderá ficar a saber um pouco mais sobre a definição de marca pessoal no curriculum.

Segundo os últimos dados 80% dos usuários confia nas valorizações e comentários feitos nas redes sociais a determinado profissional ou marca. Isto só mostra qual a importância das redes sociais no novo processo de seleção.

  • Passa a mesma imagem em todas as redes sociais

Tente sempre manter a mesma coerência e mostre a sua verdadeira essência, em tudo o que faz. Seja através de imagens, videos ou texto, não importa desde que seja sempre integro consigo mesmo nas redes sociais. Simplesmente seja fiel ao que acredita pois assim, todos os recrutadores, quando estiverem a analisar o seu trabalho, saberão com que profissional podem contar.

  • Encontra a tua própria voz




Na mesma linha que o ponto anterior, para desenvolver uma marca pessoal no curriculum, tem que, antes de tudo, ouvir a sua voz interior. Saber identificar qual a voz que fala sempre mais alto, o que é que lhe chama à razão e manter-se sempre no mesmo tom. Assim, os restantes profissionais, poderão ver que é sempre coerente com o que diz e faz.

Estratégia para criação de marca pessoal no curriculum

Rawpixel.com || Shutterstock

  • Faça um mix da sua faceta profissional com a pessoal

Sempre que decida publicar algo nas redes sociais, pense bem se o conteúdo que vai publicar está de acordo com a imagem de marca pessoal que quer transmitir. Se os seus seguidores são tanto profissionais, quanto pessoais, tenha em atenção se esse conteúdo poderá vir a prejudicar o seu trabalho. Caso não esteja na mesma linha de pensamento, se calhar é melhor pensar em ter dois tipos de redes socias: as que utiliza para promover o seu trabalho e as que utiliza para partilhar a sua vida pessoal, com as pessoas que mais gosta. No artigo sobre se é boa ideia colocar as redes sociais profissionais no CV, poderá saber mais sobre se é realmente necessário fazer esta distinção ou se deve seguir fazendo o que já tem vindo a fazer: ser autêntico e conseguir balancear o pessoal com o profissional.

  • Conheça o seu público e revise o conteúdo que publica

Para conseguir sacar o máximo de potêncial na hora de definir sobre qual a sua marca pessoal, é imprescendível definir um público-alvo. Depois de o definir comece por partilhar o conteúdo que eles mesmo buscam. Faça um estudo aprofundado sobre quais as coisas que procuram e foque-se em dar a conhecer a sua mensagem ou produto, adpatando a linguagem ao mesmo. Quando já tiver algum conteúdo partilhado, revise e analise para ver se continua de acordo com as busquedas dos seus seguidores. Caso não esteja, sempre pode perguntar-lhes diretamente sobre quais são as suas preferências. Hoje em dia, as redes sociais, já fornecem as mais variadas ferramentas como questionários, percentagens, quizzes entre outros.

  • Aposte num conteúdo de qualidade 

Por fim, não se esqueça que a planificação e a qualidade são os seus melhores amigos na hora de desenvolver a sua marca pessoal. Sendo assim, os conteúdos que decida publicar nas suas redes sociais devem ser originais, inspiracionais e com qualidade máxima. Uma planificação prévia dos mesmos, também servir-lhe-á de grande ajuda.

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão