As redes sociais surgiram para mudar a forma como nos comunicamos mas também a forma como nos apresentamos. Na hora de redigir um curriculum lembre-se que no novo modelo de recrutamento RRRH as redes sociais são consideradas a nossa carta de apresentação. Venha descobrir connosco as principais dicas para usar os seus medias sociais de forma a ter um impacto positivo no seu futuro empregador!

Dicas para causar uma boa imagem na fase de recrutamento

Sondem || Shutterstock

O impacto das redes socias no candidato

Antes de fazer a sua candidatura a determinado posto de trabalho faça a seguinte pergunta: Como é que é vista, pelos usuários, a minha postura online? 

Não se esqueça que as suas redes sociais são vistas como a sua carta de apresentação por parte da emprensa. No artigo sobre a importância das redes sociais no novo processo de seleção explicamos-lhe melhor como isso funciona.

É verdade que a liberdade de expressão é um direito de todos e a mesma se aplica nas redes sociais. No entanto, essa mesma liberdade, pode ser traiçoeira quando está à procura de uma oferta de emprego. Sendo assim veja as seguintes dicas para saber como se proteger, no meio online, antes do rectrutamento:

  1. Busque sobre a sua presença online: O primeiro passo que deve tomar é fazer uma pesquisa no Google sobre si. Analise que tipo de imagem passa nas suas redes sociais e qual o seu comportamento online. Analise até ao infimo detalhe pois este é o ponto que vai servir de base para toda a sua preparação de candidatura.


  2. Elemine todas as publicações e comentários que instigam o ódio pelo outro: Caso encontre algum comportamento que tenha tido mais indesejado, como comentários depreceativos ou que geram ódio e julgamento elemine-os imediatamente! Nada é mais prejudical à sua imagem do que o cyberbulling e a falta de empatia pelo outro.
  3. Configure as suas redes sociais:  Se tem publicado algum conteúdo que não gostaria de partilhar com a sua futura empresa, é melhor alterar nas definições a privacidade do mesmo. Existem certos conteúdos que devem ser guardados somente para si e os seus amigos mais chegados. Lembre-se que o seu chefe não necessita saber tudo sobre a sua vida pessoal. É uma questão de separar o trigo do joio. Neste caso, a imagem que passa como profissional, é o que realmente importa.

    Como as apps sociais podem ter um impacto positivo nos candidatos

    Everything Possible || Shutterstock

  4. Destinguir redes: faça uma distinção entre as suas redes sociais profissionais e pessoais. Tente não misturar as duas. Porém caso a sua área profissional esteja intimamente ligada com redes sociais como comunicação, marketing ou publicidade pode fazer um mix entre as duas. São o local ideal para mostrar o seu dia-a-dia, a sua essência e ao mesmo tempo divulgar o seu trabalho.
  5. Criação de conteúdo: crie conteúdos diferentes e de qualidade. Comece a interagir com grupos de interesse, que estejam relacionados com o seu mercado laboral.
  6. Integridade e Coerência: Como falamos no artigo Integridade e Coerência: as competência profissionais que vão-lhe garantir uma carreira de sucesso de nada vale seguir todos estes passos se depois não adopta uma postura que esteja de acordo com o que diz. Aja sempre de acordo com o que profere. Assim, sim, conseguirá garantir o seu sucesso profissional.
  7. Networking: estabeleça relações com pessoas que agreguem valor ao seu trabalho. Crie contactos e ganhe a confiança de individuos que tenham relevância na sua indústria. Quanto maior o seu mapa de contactos, maior as chances de criar oportunidades de trabalho para si e para os seus futuros parceiros empresariais.
  8. Adaptação do perfil: adapte o seu perfil a cada uma das redes sociais pois cada uma é diferente e tem as suas particularidades. Redes Sociais como o Instagram e o Facebook podem servir de ajuda na hora de mostrar os seus gostos pessoais, hobbies e trabalho freelancer que tenha feito. Já apps como o LinkedIn ajudam-lhe a estabelecer uma rede de contactos profissionais, ligados à sua área. Promova o seu melhor trabalho.

Posto isto, caso o seu curriculum desperte o interesse do seu futuro empregador, é importante referir que a busca pelas suas redes sociais é o primeiro passo que a empresa irá tomar para analisar se o que descreve, no seu curriculum, corresponde com a realidade. Também é uma forma de ficarem a conhecê-lo um pouco melhor. Por isso invista em si, na sua apresentação cuidada online, pois só lhe trará bons frutos. Agora, chegou a hora de colocar as mãos-à-obra!

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão