Quer criar um curriculum  e está a ponderar se é uma boa ideia adicionar as suas redes sociais no mesmo?  A resposta é sim e não. Fique atento às razões que mostram os prós e contras da sua escolha.

Social media anexadas ao curriculum

Chinnapong || Shutterstock

Sempre que vamos fazer um curriculum é importante analisar quais os campos que merecem ser destacados. Aqui, no site, ensinamos-lhe como fazer um curriculum passo a passo. Depois de o ter terminadado, pode sempre recorrer a uma carta de apresentação, onde fala um pouco mais sobre si. São vários os modelos de carta de apresentação que disponibilizamos. Aquando dessa criação se sente a necessidade de anexar as suas redes sociais tenha em especial atenção para que tipo de empresa se candidata.

Com o desenvolvimento da era digital, crescem também as formas de comunicação. Todos os dias surgem novos usuários e a rede começa a crescer. Com um aumento tão frenético online, as empresas vêem-se obrigadas a marcar a sua posição no panorama digital. Sendo assim, grande parte tem pelo menos uma rede social associada à mesma. Por isso, na hora de criar o seu cv, procure sobre a empresa e quais as redes sociais que utiliza. Através desta premissa, terá uma visão mais clara se deve adicionar ou não as suas redes sociais. E caso acredite que sim, quais as redes sociais que deve colocar no seu curriculo. Se necessitar de ajuda para criar o seu currículo orientado para as redes sociais, sempre pode visitar a nossa página sobre Redes Sociais e Webcurriculum.

Redes sociais no curriculum vitae

Adicionar redes sociais no curriculum

Gonzalo Aragon || Shutterstock

Existem aos montes, cada dia surgem mais e mais, no entanto parece que não conseguimos nos fartar delas. Utilizamos para partilhar fotos, músicas. ideias, desabafos, tudo. São basicamente um diário vitual só que com a diferença de que, na internet, somos todos um livro aberto. Não há nada que possamos esconder de alguém, mesmo que não queiramos que tenha acesso à nossa rede virtual. Sendo assim, se está a ponderar colocá-las no seu cv, responda à seguinte pergunta: Ao anexar as minhas redes sociais tenho algum conteúdo que possa denegrir a minha imagem, perante a empresa a que me candidato? É importante que faça este tipo de pergunta porque como poder ler no artigo A importância das redes sociais no novo processo de seleção, elas são cada vez mais utilizadas para ajudar na agilização da fase de recrutamento.




Porém depois de fazer a pergunta acima referida, se a resposta for sim, não adicione as suas redes sociais no currículo. Se for não, tenha em atenção se as utiliza numa vertente mais profissional ou se simplesmente para partilhar fotos com os amigos sábado à noite. Não é que tenha mal algum em partilhar esse tipo de publicações. São momentos de, com certeza, grande alegria. Mas se assim o é porquê anexar ao seu CV, se a relação que espera ter com a sua empresa é estritamente profissional?

Caso use as redes sociais numa perspectiva profissional e utiliza-as para divulgar o seu trabalho, então não tenha medo em anexá-las ao seu curriculum. São uma porta de entrada para os seus possíveis empregadores. Lá, conseguirão ver o que de melhor tem feito e analisar de que forma interage com o seu público.

Tenha em atenção que em áreas como comunicação, marketing e publicidade os empregadores têm muito em conta se adiciona as suas redes sociais ou não. Usam-nas como uma ferramenta gratuita para poder analisar melhor o futuro trabalhador. Pois assim podem testar a veracidade do que está escrito no cv.

Quais são as redes sociais mais apropriadas para colocar no currículo?

Se tomou a iniciativa de adicioná-las ao seu curriculum vitae é importante saber que nem todas são as mais adequadas. Sendo assim fique com uma lista de quais as mais apropriadas:

  • Linkedin: é uma rede social que está centrada no mundo laboral e em que pode criar contactos com pessoas e empresas da mesma área profissional que a sua.
  • Facebook: se utilizas somente por diversão e para passar o tempo, não a coloque. No entanto se não se importa e acha que não há mal nenhum, pode adicioná-la pois é uma forma da empresa conhecer um pouco mais sobre si e quais os seus gostos, passatempos, etc.
  • Instagram: Na mesma vertente que o facebook porém é uma rede que está a forcar-se cada vez mais no seu lado artistico e profissional. Pode ser uma boa ajuda na hora de querer ganhar portefólio para depois apresentar a uma empresa.
  • Twitter: é uma optima opção para mantê-lo atualizado sobre a atualidade. Se a utiliza de modo profissional, cuidado para não se descuidar na ortografia na hora de fazer um tweet.
  • Foi útil esta informação?
  • SimNão