Os recrutadores de Recursos Humanos, das mais variadas empresas, chegam a um novo consenso: o curriculum tradicional passou à história. Sendo assim as pessoas que se distinguem dos restantes candidatos são aqueles que decidem ousar e colocam a sua própria impressão digital, fingertip, no seu cv. Como o mundo parece que anda sem cor, o mesmo reflete-se nos curriculos pessoais de cada um. No seguimento desta falta de cor, surge a ideia de criar a sua marca pessoal no curriculum.

Como construir a sua marca pessoal num curriculo

Shutterstock || Mathias Rosenthal

Hoje em dia, até já foram criados dois novos conceitos que explicam um pouco melhor o que é a marca pessoal no curriculum: o curriculum 2.0 e o Branding.  Juntamente com as redes sociais deram origem a um novo processo de seleção, no mercado de trabalho, como pode ler no artigo a importância das redes sociais no novo processo de seleção.

No que é que consiste a marca pessoal no cv?

A marca pessoal ou Personal Branding é uma estratégia de puro marketing pessoal. É um conceito na qual uma pessoa singular vende-se a si mesmo como se fosse uma verdadeira marca empresarial. Apoia-se nas redes sociais e o web curriculum para conseguir fazer o melhor plano de acção e venda. Usam o seu próprio nome e imagem para vender algo que acreditam. Neste caso para vender o seu trabalho e a forma como trabalham.

Ao criar e desenvolver a sua marca pessoal significa que será capaz de autopromover todas as suas caracteristicias pessoais e apresentar quais as suas melhores habilidades profissionais.




Para se diferenciar dos restantes candidatos, tem que fazer algo que marque o seu futuro recrutador. Não dizemos que faça algo de extraordinário, como saltar de um arranha-céus em parapente, mas sim em mostrar, timtim por timtim, o porquê de ser o candidato ideal. E para isso, só irá consegui-lo quando for 100% fiel a si mesmo! É neste mix entre loucura e estabilidade que irá conseguir encontrar o seu equilibrio e fazer a sua prórpia marca pessoal. A partir dai é so criar a sua estratégia de marca pessoal.

Como construir a marca pessoal?

Construir e desenvolver uma marca pessoal tem como por base fazer, numa primeira fase, um grande exercicio de introspecção e análise interior. Assim irá conseguir identificar quais os seus pontos fortes e saber quais suas melhores aptidões profissionais. Só depois deste estudo estar feito é que poderá ficar a conhecer o que o diferencia realmente do resto dos profissionais da área - qual a sua relevância, diferença e visibilidade.

Construção do personal branding no seu curriculum

Shutterstock || Gorodenkoff

Use todas as ferramentas que tenha ao seu dispor para desenvolver a sua marca no mundo do trabalho. Uma delas são as suas redes sociais. No entanto, tenha em atenção se essa conexão não se torna prejudicial na hora da contratação. Leia atentamente o artigo sobre se é boa ideia colocar as redes sociais profissionais no CV? Aqui explicamos a partir de que momento é que esta ligação de redes sociais/ marca pessoal vira-se contra si.

Se tiver um canal de youtube ou um blogue explore-o ao máximo. Mas seja coerente no conteúdo em que publica. Não se esqueça que quer queira, quer não, está a ser avaliado pelos usuários online. E mais tarde ou mais cedo esses usuários irão converter-se em futuros parceiros de negócios.

Sendo assim, a marca pessoal no curriculum serve para dar-lhe a oportunidade de fazer diferente. Demonstrar a sua experiência e trabalho de uma forma diferenciada dos demais. Não se compare ao que os outros andam a fazer mas tenha sempre em atenção ao que fazem. Só assim, conseguirá desenvolver uma marca pessoal sólida. Avalie a forma como os profissionais do ramo divulgam o seu trabalho e faça diferente. Não seja mais um, em milhões!

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão