A tipografia tem um papel fundamental na apresentação e estética do seu cv visto que é o que vai determinar se tem um curriculum de fácil leitura ou não. São inúmeros os tipos de letras que pode usar na elaboração do mesmo porém a maioria não se adequa a esta temática mais específica de procura de emprego. Uma boa fonte de letra para o seu cv é o Helvetica, o tipo de letra utilizada por redes sociais como o Facebook e o Twiter.
Porque é que é tão importante a eleição do tipo de letra para o curriculum?
Visto que o currículo é o primeiro documento seu que o recrutador vai ler, tem que refletir a sua personalidade , como quem diz ter a sua marca pessoal mas também ser o mais legível possivel. O recrutador deve conseguir ler tudo à primeira pois um curriculum de dificil leitura pode resultar numa candidatura não-válida. Sendo assim aposte em fontes de letra Serif ou fontes de letra Sans Serif pois diz-se que ajudam no movimento ocular horizontal, tornando o processo de passar de uma palavra para outra mais fluido.
Melhores fontes de letra para o seu currículo
Existem três fontes que se destacam no meio do mundo infindável da tipografia. Fique a conhecê-las no listado abaixo:
1- Arial
Se busca por um tipo de letra que seja de fácil execução e seguro então o Arial é a a aposta mais acertada, no que diz respeito a uma fonte de letra Sans Serif. Apesar se ser uma tipografia clássica e básica, irá dar um ar profissional ao seu curriculo.
2- Helvetica
Caso seja um utilizador das redes sociais com certeza que esta letra lhe parecerá familiar, é que ela é utilizada por apps como o Facebook ou Twiter, por exemplo. No caso do Twiter até criaram uma variação deste tipo de letra para a versão web de escritório.
Da familia Sans Serif, a Helvetica é das tipografias mais bem definidas da atualidade. Caso decida escolher esta fonte pode ficar tranquilo porque o responsável de recrutamento conseguirá ler o seu curriculum sem preocupações, o que fará com que a sua atenção esteja toda focada no conteúdo do mesmo.
3- Garamond
Se por outro lado, gostaria de ter uma fonte Serif mais clássica, com toda a beleza do tradicional então a melhor opção será o Garamond. Resulta num texto agradável para quem lê e dota o seu curriculum com maior dinamismo.
4- Merriweather
Segundo Jason Pamental, designer e professor catedrático estudianense afirma que este tipo de letra é "extremamente ilegivel". Diz também que é uma letra muito agradável à vista devido ao seu visual clássico com o seu toque moderno.
5-Constantia
Esta tipografia está muito bem desenhada e elegante. É recomendada a sua utilização por causa das figuras do texto padrão, as suas formas abertas e "serifas cinzeladas que facilitam e tornam-se mais agradável à leitura" segundo Juan Villanueva, designer tipográfico.
Outros conselhos sobre tipos de letra e cores no CV
Além da importância de escolher um tipo de letra adequado para o seu cv, a palete de cores que escolher também tem uma influência muito grande para a estética do mesmo. Fique a saber mais sobre a simbologia da cor, no artigo em que abordamos sobre a palete de cores ideal para o seu curriculum vitae.
Um curriculum vitae que inclua uma ou duas cores diferenciadas do corpo de texto, resulta num curriculo mais atrativo, o que faz com que a chance de captar a atenção do recrutador seja maior. Ademais cada cor tem a sua própria vibração e está associada a determinado tipo de emoções. As cores têm o poder de potencializar a mensagem que quer transmitir, da mesma forma que acaba por ser um reflexo da sua personalidade.
Posto isto, tendo em conta a relevância da tipografia e das cores no CV, fique a conhecer quais os erros a evitar na formatação, do corpo de texto, do seu curriculum:
- Fuja de fontes de letra como o Comic Sans, o Times New Roman e o Impacto. A primeira foi desenhada para estilos mais animados, nunca para um curriculum. O Times New Roman encontra-se espalhado por toda a web, fazendo com que dê um ar de desleixo da sua parte. Já no que diz respeito ao Impacto é o tipo de letra que costuma ser utilizado nos memes online.
- Evite o uso excessivo da cor preta. Não acrescenta nada e é muito rigído e antiquado. Porém o mesmo já não acontece com o cinzento;
- Cuidado com a mistura de cores. A não ser na bandeira de Portugal, verde e vermelho não combinam, não caia no mau gosto;.
Resumidamente, tanto a tipografia como as cores de um curriculum devem ser escolhidas a dedo. Geralmente considera-se que uma correcta escolha das mesmas, é uma forma de diferenciar quais as secções do curriculum que gostaria de chamar mais a atenção e fazer com que se destaque dos demais candidatos.
Não se esqueça que a tipografia escolhida para o seu cv deve ser de fácil leitura e transmitir uma imagem profissional. Já no caso da simbologia da cor no curriculo, recorde-se de escolher cores suaves, agradáveis e que combinem entre si.