Sempre que está à busca de um emprego, o curriculum é a primeira coisa que deve fazer ou atualizar. É o documento que resume o seu trajeto profissional e que fala um pouco sobre quem é e quais as suas habilidades profissionais. Porém nem toda a gente o faz de maneira adequeada, sendo assim existem alguns erros que deve evitar a quando a redação ou atualização do seu curriculum vitae. Dados demasiado pessoais como os números do cartão de cidadão ou de identidade, no Brasil, são um desses erros.
Fizkes || Shutterstock
E eis os principais erros a evitar fazer no seu Currículo
Visto que já conhece a importância do curriculum e como é que deve fazer um curriculo passo a passo. Depois de criado, confira se redigiu-o da melhor forma ou se, por outro lado, tem algum tipo de erro que pode ser evitado. Se não sabe quais os erros mais comuns num curriculo, fique a conhecê-los através do nosso listado que se segue:
1 – Ordem da informação
Se vai incluir experiência em trabalhos diferentes e acha que devem ser todos incluídos, não os coloque por ordem cronológica ou por outra ordem que desorganize a informação.
Separe por tópicos diferentes, como Vendas e Programação de modo a que o seu currículo fique mais claro e que não confunda a cabeça do selecionador.
2 – Detalhes pessoais
Nomes de filhos e parentes ou números de documentos como o BI ou a carta de condução são para esquecer!
Os avaliadores não vão querer perder tempo lendo detalhes que podem depois ser conferidos.
3 – Cuidado com os enfeites
Tenha em atenção que
palete de cores escolhe para o seu cv ou outros recursos no texto do
currículo. Evite
tipos de letra excêntricos e qualquer outra coisa que atrapalhe a leitura do
selecionador.
4 – Informações desatualizadas
O seu currículo deve refletir o panorama atual dos seus trabalhos e realizações profissionais, além de conter os últimos cursos realizados e os conhecimentos adquiridos.
Um currículo muito desatualizado pode fazer com que você perca a oportunidade de conseguir um novo emprego, pois demonstra descuido e não informa devidamente sobre a sua atuação.
joingate || Shutterstock
5 – Destaque as habilidades
Não resuma as suas principais realizações, e as suas
habilidades profissionais mais requisitadas. Fale abertamente sobre elas pois ainda são poucas as pessoas que o fazem. Isso irá ajudá-lo a destacar-se entre os demais candidatos, visto que sabe bem o que vale e qual o real valor que vai aportar para a empresa.
6 – Informações pouco completas
Simplesmente adicionar os empregos que desempenhou, fazendo uma descrição crua do seu trabalho vai fazer com que o seu currículo seja apenas mais um entre muitos, muitos outros.
Realce os diferenciais, como o o desenvolvimento dos seus
trabalhos e as
metas que já atingiu em outros postos de trabalho. Caso nunca tenha dito experiência profissional, nem estudes fique a saber
como fazer um cv sem experiência, nem estudos.
7 – Escrever demasiado
Seja sucinto e sintético, escreva apenas o que realmente interessa. Evite, por exemplo, mencionar no
currículo porque que deixou os
empregos anteriores. Fique a saber melhor
o que as empresas procuram em sí.
Esses assuntos, só devem ser mencionados durante a entrevista, se o recrutador perguntar. O currículo é apenas o resumo dos factos e dos empregos mais importantes de sua carreira.
Deixe de lado empregos temporários sem importância, que não tenham grande influência em sua vida profissional. O currículo pode ser longo, mas as informações devem ser claras e concisas para atrair a atenção do selecionador.
- Foi útil esta informação?
- SimNão