Trabalho Temporário

O trabalho temporário é uma situação face ao emprego relativamente trabalho temporariorecente e que coloca muitos de trabalhadores fora do paradigma “habitual” do “emprego para toda a vida”.

Apesar das desvantagens muitas vezes associadas a este tipo de trabalho, que  é considerada por muitas uma situação precária e instável, existem também vantagens que se poderão tornar em novas oportunidades nesta época de mudança constante em que vivemos.

De uma forma genérica, as empresas recorrem ao trabalho temporário para evitar custos fixos e excesso de mão-de-obra em períodos de menor produção. Isto porque na actualidade as empresas visam “produzir o que se vende” (enfoque no marketing) e não “produzir para vender” (enfoque na produção) ou “vender o que se produz” (enfoque nas vendas).




Assim, as empresas necessitam de um volume de mão-de-obra variável ao longo do ano e com capacidades distintas para dar resposta ao mercado em que actuam.

Para o mercado de trabalho, em termos de oferta, isto traduz-se numa situação a primeira vista desagradável pois condiciona a vida de todos os trabalhadores que ao longo dos tempos foram habituados as ideias do “emprego para toda a vida” e da “estabilidade no emprego”.

Encarar o trabalho temporário como uma oportunidade e não com pessimismo e como uma ameaça as nossas vidas é uma condição fundamental para todos os actuais desempregados – sejam eles formados ou não formados, tenham eles 20, 40 ou mais anos.

Fonte: Web Empregos

--ADS--
--ADS--