Mudar de profissão não é fácil. Há sempre o estigma de que é impossível encontrar emprego depois dos 40 ou 50 anos. No entanto, ficar muitos anos na mesma profissão não é para todos, especialmente se estiveres a fazer algo que não gostas. Ter um trabalho que não te motiva, que não te move só porque "tem que ser", porque tens contas para pagar, porque "é demasiado tarde para mudar" não deve ser fácil. Todos procuramos mudanças, temos sonhos e paixões e se o teu é mudar de carreira, não te preocupes, aqui tens os passos que tens de conferir e algumas dicas e conselhos para esta tua nova aventura.

O que fazer quando queres mudar de profissão?

fotogestoeber || Shutterstock

Passos para mudar de carreira

Os seguintes passos são as considerações que tens que ter antes de mudar de carreira. Por muito bom que fosse, não é só decidir que o queres fazer, porque como todos os outros adultos, tens as tuas próprias responsabilidades.

Pé de meia

O primeiro passo é assegurares-te que tens uma reserva financeira. Precisas de te preparar para todos os cenários possíveis e o mais provável é que não encontres trabalho tão facilmente. Por isso, tens de ter a certeza que tens dinheiro suficiente para a alimentação, casa, transporte, possibilidade de teres que voltar a estudar e outras despesas adicionais que tenhas. Mas não desesperes! Não é impossível, tenhas a idade que tiveres.

Informa-te sobre o mercado de trabalho

Antes de fazeres uma mudança radical, precisas de fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho. Isso inclui saberes o seguinte:

Pé de meia para voltar a estudar

okcm || Shutterstock

 

  • Qual é o salário das pessoas que trabalham na área que queres?
  • Que estudos ou requisitos são necessários para a tua formação?
  • Esta nova área de interesse tem saídas profissionais?
  • Como é que é o estilo de vida de pessoas que trabalham nesse sector?
  • Como é que é a cultura e o ambiente?


Não te iludas, é fundamental saberes isso porque se o salário não for do teu agrado, se não houver tantas saídas profissionais, pode dificultar-te ainda mais o caminho e acabar por te trazer mais desagrado, desconforto e infelicidade do que a tua situação atual. O nosso conselho não é que desistas, mas que te prepares para tudo, que lides com a informação toda que tens e depois então, que vás e que lutes pelos teus sonhos.

Para responderes às perguntas, podes conversar com profissionais da área. Uma vez que tenhas todas as tuas respostas, analisa bem se realmente faz sentido mudares de carreira.

Faz networking

Procura eventos, reuniões ou grupos de Facebook onde possam estar pessoas da tua área. Fóruns com pessoas que também tenham querido mudar de carreira, cria conexões. Pede ajuda, pede conselhos. Não lides com tudo sozinha. Podes também usar o Linkedin para manter esses contactos e procurar ofertas de emprego!

Linkedin a rede social profissional que lhe ajuda a arrumar um emprego

Roman Pyshhyk || Shutterstock

Volta a estudar

É fundamental que voltes a estudar, quer seja uma pós graduação, um curso profissional ou até mesmo na universidade. Para poderes avançar nesta nova etapa da tua vida, terás que recuar alguns passos e a verdade é que hoje em dia, muito poucas coisas se podem fazer sem uma formação prévia ou experiência, por isso investe o teu tempo do presente a preparar o teu futuro.

Cria um novo currículo

Faz um currículo novo para as novas oportunidades a que te vais candidatar. Já que não tens muita experiência na área, podes apostar nas tuas habilidades, atividades extracurriculares e formações adicionais que fizeste. Escreve cartas de intençãocartas de apresentação e encontra ofertas de trabalho.

Erros a evitar no seu curriculum vitae

joingate || Shutterstock

Pode ser mais simples procurares um trabalho na tua empresa atual, apesar de ser noutra área. Uma vez que já sabes como é que é o ambiente, e os teus chefes também já te conhecem. Ou caso não seja possível, considera o facto de que talvez terás que trabalhar como independente.

Pede ajuda

Mudar de carreira, deixar tudo e começar do zero, não é nada fácil. Certifica-te que tens um bom suporte para isso, físico e psicológico. Procura consultores de carreira e faz testes vocacionais para teres a certeza que essa área de atuação é a que realmente queres.

Autora: Nicole de Abreu

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão