A carta de intenção é um documento de apresentação escrito por um candidato com o intuito de se candidatar a alguma vaga. As cartas de intenção podem ser pedidas antes de entrar num ciclo novo do ensino superior, num estágio ou até mesmo numa empresa. Apesar de poderem ser usadas em distintos contextos, o seu conteúdo é muito similar. Pode também ser chamada de carta de motivação ou carta de interesses. Atenção, uma carta de apresentação é diferente de uma carta de intenção.

Como escrever uma boa carta de intenção

Roman Samborskyi || Shutterstock

Precisas incluir o porquê de seres o candidato ideal, o que te motiva, quais os teus pontos fortes e as tuas ambições profissionais.

Ao longo deste artigo encontrarás não só essas informações como também algumas dicas sobre o que escrever, o que não escrever e exemplos.

Como escrever uma carta de motivação

Como foi dito anteriormente, poderás na tua vida ter de escrever diferentes tipos: a carta de intenção para o mestrado, a carta de intenção para um estágio ou até mesmo uma carta de intenção para um emprego. Em todas há uma lista de tópicos importantes a abordar. Aqui veremos um a um qual a melhor forma de o fazer.

Porque é que te interessaste pela vaga?

Esta é a tua oportunidade de demonstrar que não só conheces a filosofia da empresa como também te identificas com ela. Apresenta os motivos que o levaram a interessar-se por esta vaga, como é que isso te vai ajudar a nível profissional e de que maneira a tua contratação é um benefício para a entidade recrutadora.

Quais são as tuas experiências profissionais?

Destaca, aqui, apenas o relevante para a vaga, explica algumas das tuas experiências e o que aprendeste. Esclarece como é que te desenvolveste, que aspectos positivos é que tiveram em ti e como é que podes aplicá-los nesta nova fase.

Como montar um cv quando nunca trabalhamos, nem estudamos

Julia Tim || Shutterstock

Que qualidades podes trazer para a empresa?

Neste ponto, o foco vai para as competências que adquiriste através das tuas experiências sejam elas profissionais ou académicas, se fizeste alguma atividade extracurricular ou voluntariado.

O que é que ambicionas profissionalmente?

Para a entidade recrutadora, é importante que estejas sempre à procura de te melhorar. Mostra-o. Juntamente com o teu comprometimento em formar parte da empresa. É aqui onde podes também relacionar as tuas expectativas, realçar o que sabes sobre a vaga e como é que a vaga está alinhada com os teus objetivos pessoais.

Como terminar a carta de interesse?

Depois de explicar à entidade todos os teus pontos positivos e porque é que és o candidato ideal para a vaga, é necessário fazer um parágrafo de conclusão, para resumir e concluir o que foi dito acima. Uma vez feito isso, é só adicionar uma despedida formal como "atenciosamente", "cordialmente", "atentamente", "respeitosamente"... e assinar.

O que não fazer na carta de intenção

  • Erros de ortografia: Seja qual for o propósito, erros de ortografia não são bem vistos. Revê a tua carta e pede a duas pessoas, mais experientes, que o façam também.
  • Não escrevas muito nem muito pouco: é importante manteres-te objetivo e focado. Realça os aspectos relevantes que podem ser decisivos, mas não relates todas as tuas vivências até ao momento.
  • Evita os clichês: frases começadas por " desde que me lembro", " sempre tive interesse em", "estou a candidatar-me a esta vaga porque"... Sê original!
  • Não mintas nem exageres: os recrutadores acabam sempre por descobrir a verdade, confia na tua experiência.
  • Não uses:
    • tradutores automáticos (caso seja noutra língua),
    • citações (não é um trabalho cientifico, é uma descrição tua)
    • fontes exageradas (simples é melhor, Times New Roman ou Arial) e só a cor preta.
  • Não copies o teu currículo: vê a carta como uma pré-entrevista, é a tua oportunidade de defenderes a tua vaga.


O que não colocar numa carta de intenção

Brian A Jackson || Shutterstock

Qual é a estrutura da carta de intenção

Agora que já vimos o que escrever e o que devemos evitar, vamos perceber como é que é a estrutura da carta de intenção.

Antes de mais, é necessário colocar o local e a data de envio, afinal de contas, trata-se de uma carta. Tenta averiguar o nome do responsável que lerá a tua carta e dirige-te a ele, juntamente com o nome da entidade e do departamento, depois o texto, a despedida e a assinatura.

A estrutura é a seguinte:

  • Cabeçalho e informações de contacto: nome, telefone e e-mail, data, nome da empresa, nome do responsável pela seleção (se possível)
  • Texto: saudação, introdução, desenvolvimento e conclusão
  • Despedida: expressões cordiais e formais de despedida: "Atenciosamente", "Cordialmente"
  • Assinatura: assinatura

Exemplo de carta de intenção

(Informação pessoal: nome contacto, e-mail)

Local, dia, mês, ano,

Diretora de Comunicação e Marketing (cargo da pessoa)

Empresa ____

Exma Sra. ____,

Serve o presente documento para expressar o meu interesse em fazer parte da sua equipa, ocupando a vaga no cargo _____. É do conhecimento geral que esta é uma empresa de prestígio e adoraria fazer parte da equipa que trabalha para que isso seja possível.  ________(Motivos) é por estes motivos que sinto que sou a candidata ideal para ocupar o cargo. Licenciei-me em _____, durante a licenciatura tive a oportunidade de fazer parte de ____. Assim que me licenciei, entrei num programa de estágios no estrangeiro, onde assinei um contrato de trabalho numa empresa e fui responsável por desenvolver ____. Durante a minha licenciatura, tive a oportunidade de fazer ___. Daqui a cinco anos vejo-me a ____ e, trabalhar nesta empresa é um grande passo para isso acontecer.

Dito isto, queria realçar ____.

Atenciosamente,

________ (assinatura)

 

Autora: Nicole De Abreu

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão