Quando o assunto é trabalhar com outras pessoas há uma série de habilidades que devemos ter ou desenvolver. O trabalho de equipa, o querer ajudar o próximo, o espírito de inciativa são algumas delas. Na hora de redigir o seu curriculum é necessário estar ciente de quais são e do que pode fazer para ser um melhor profissional. No entanto ainda são algumas as pessoas que não desenvolveram estas capacidades e acabam por fazer uso de competências profissionais negativas no meio laboral.

Quais são as habilidades negativas que não pode ter no trabalho.

ProStockStudio || Shutterstock

São várias as habilidades profissionais que podemos ganhar ao longo da nossa carreira. No entanto existem sempre algumas que não são tão positivas e acabam por influenciar o ambiente laboral. Entram sorrateiras mas minam todo o local de trabalho e a essas habilidades pessoais damos o nome de competências profissionais negativas. 

Se quer fugir destes sugadores de energia então veja as 10 habilidades que tens que ter para ser um bom profissional.

Habilidades pessoais negativas que não o ajudarão em seu emprego

Existem algumas habilidades negativas de trabalho atitudes que deve evitar sempre que trabalha numa empresa que envolva muitos trabalhadores. Porém mais do que evitar no trabalho, deve evitar fazê-lo no seu dia-a-dia. Atrasam o seu desenvolvimento como pessoa e mina a sua própria consciência. Sendo assim, fique a conhecer a nossa listagem de atitudes profissionais negativas a evitar no seu local de trabalho:

  • Fofoca

É importante começar por realçar este aspeto: as fofocas são o que contaminam um local de trabalho. Entram nos ouvidos de quem as ouve e minam o pensamento dos que estão à sua volta. Escolha sempre manter-se reservado, quando o assunto for falar sobre a vida de alguém. Lembre-se que pode não ter dito ao seu chefe mas mais tarde ou mais cedo ele saberá. E isso... é o fator menos apreciado pelos seus superiores. Aprenda que a Integridade e Coerência: as competências profissionais que vão-lhe garantir uma carreira de sucesso.

Reclamar do trabalho é uma habilidade negativa

Minerva Studio || Shutterstock

  • Reclamação



Sabemos que não é fácil estar a 100% todos os dias ou com uma atitude positiva porém não seja o tipo de pessoa que reclama de tudo. Nenhum chefe gosta de estar constantemente a receber reclamações dos seus funcionários, muito menos quando o assunto é reclamar do trabalho que vai fazer. Essa atitude só vai fazer com que os seus superiores o associem à preguiça e à falta de profissionalismo. 

  • Inflexibilidade / Defender verdades absolutas

Sempre que fazemos parte de uma equipa é fundamental saber que nós não somos os donos da razão e que irá sempre haver alguém com um ponto de vista diferente do seu. Mostre-se compreensivo e disposto a ouvir a opinião alheia pois não há nada pior do que conviver com uma pessoa que acha que sabe tudo e que só ela têm razão. Isso não é verdade! Desapegue-se da ideia que é portador das verdades absolutas. É tudo uma questão de perspectiva. Seja fléxivel, há muita coisa que pode aprender com os seus colegas.

  • Desvalorizar o trabalho do colega

Quer esteja na posição de trabalhador como de líder é muito importante que não desvalorize o trabalho dos demais. Uma equipa, uma empresa só cresce quando o trabalho é feito por todos. Por isso seja o mais cordial possível e aprecie o que os outros estão a fazer. Se é líder tenha atenção na hora de avaliar um trabalho, para não dar demasiado enfoque a um trabalho feito por um colaborador e desvalorizar ou ignorar os restantes trabalhos realizados pela equipa. A empresa é um todo por isso deve ser trata como tal. Todos têm direito ao seu lugar ao sol.

  • Desiquilíbrio emocional

Todos passamos por problemas e todos temos questões pessoais a resolver porém não deixe que isso afete o seu trabalho ao ponto de isolar-se. Você só cresce como profissional, se decidir crescer como pessoa. E para isso, necessita de deixar de lado todas as questões pessoais que possam estar a feri-lo. É que quanto mais desiquilibrado estiver, maior a probabilidade de ficar reativo quando alguém lhe faz uma critica.

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão