Modelos de Curriculum

O Resume

Nos Estados Unidos e no Canadá o modelo de curriculum mais comum é o Resume ou “Résumé“. A principal diferença entre Resume e curriculum vitae é o tamanho, porque o Resume é de menor dimensão. Normalmente um resume tem uma a duas páginas que consolidam todas as experiências e qualificações relevantes para o posto de trabalho. O Resume deve vir acompanhado de uma carta de apresentação ou carta de motivação (cover letter).

O Resume não tem um modelo específico (ao contrário do Europass). Não existe um template standart para um curriculum nos EUA. A organização da informação pode ser feita de forma cronológica ou funcional. De forma cronológica as experiências profissionais são organizadas desde as mais recente às mais antigas. Um resume funcional expõe as experiências e competências por área de trabalho.

Algumas instituições, principalmente Universidades nos EUA, preferem o modelo de currículo académico ou CV que fornece mais detalhes sobre as competências do candidato.

Nos Estados Unidos da América e no Canadá valorizam-se muito as cartas de referência ou cartas de recomendação. Se deseja trabalhar nos EUA deve anexar cartas de recomendação à sua candidatura. As cartas podem ser redigidas por superiores ou supervisores de trabalho. Para  postos de trabalho que exigem formação superior e para pessoas com pouca ou sem experiência é recomendável uma ou mais referências de professores.

Depois de uma entrevista de trabalho nos Eua é comum enviar uma nota de agradecimento ou carta de agradecimento, para demonstrar entusiasmo pelo trabalho e agradecer o tempo dispensado.

Achou o artigo útil?
Queres permanecer informado?

Etiquetas:, , , , , , , ,
Comentar
0
Comentários

Deixar um comentário