O que é preciso para trabalhar na Alemanha

Saiba o que é preciso para começar a trabalhar na Alemanha. Trabalhar na Alemanha

Encontre emprego na Alemanha e aproveite o bom estado da economia.

 

Para trabalhar na Alemanha, é necessário que qualquer candidato a um emprego possua formação profissional. E neste ambito, tal como em Portugal, o candidato só deve concorrer a uma colocação se as suas habilitações estiverem de acordo com a oferta de emprego.

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) confirma que a maioria das profissões não exige um reconhecimento especial para poder ser excercida no país, já que Portugal e Alemanha fazem parte da Europa.

No entanto, como os eventuais empregadores não têm conhecimento de todos os cursos e qualificações que podem ser adquiridos noutros países, a CCILA aconselha a que os candidatos solicitem uma “avaliação de certificado”  à Central de Ensino no Estrangeiro. O serviço não é  gratuito, mas é muito útil para quem procura emprego na Alemanha.

A equivalência de habilitações é outro dos cuidados a ter na altura de abordar este mercado. Na Alemanha existem cerca de 60 profissões que exigem um reconhecimento oficial, antes de poderem ser exercidas por cidadãos com formação no estrangeiro. A lista que pode ser consultada em www.anbin.de.

O conhecimento linguístico é também determinante. Para a grande maioria dos empregos disponíveis são imprescindíveis conhecimentos de alemão. No entanto para profissões como motorista, trabalhadores do sector hoteleiro e da área das tecnologias de informação, um domínio perfeito e fluente do inglês é suficiente.

Caso decida ir trabalhar para a Alemanha, é fundamental que assegure que a empresa para a qual vai trabalhar cumpre todos os requisitos necessários, que terá um contrato de trabalho individual ou coletivo devidamente assinado e que as organizações inscrevem os seus trabalhadores nas instâncias devidas, como é o caso da Segurança Social.

Leia também:

Trabalhar no Brasil

Antes de começar a escrever o currículo

Responder a Anuncios de Emprego

--ADS--
--ADS--