Três coisas que nunca deve fazer numa entrevista

Uma entrevista de emprego deixa qualquer pessoa nervosa. A preocupação de dizer tudo o que o achamos que o entrevistador quer ouvir e a dificuldade de expressão podem afetar a possibilidade de conseguir o posto de trabalho. Mantenha a calma na entrevista e prepare o que quer dizer, evitando estes erros.

Falar

  • Falar depressa

Nunca fale depressa nem interrompa o seu interlocutor. É importante que o entrevistador perceba o que tem para dizer. Ouça as perguntas com atenção. Fale pausadamente e num tom moderado. Falar devagar transmite confiança e permite raciocinar e pensar nas respostas. Experimente gravar uma simulação de entrevista para verificar se fala corretamente. Treine suas habilidades sociais para sentir o rumo da conversa, e quando deve intervir.



  • Evite fornecer informações acessóriasBla_Bla_Bla_by_explosiv22

Verifique os requerimentos e competências em que a empresa está interessada e mantenha a conversa por aí. É bom que estabeleça empatia com o entrevistador, mas faça-o de uma forma profissional. Por exemplo, se é candidato a um posto de contabilista não mencione que fez teatro amador. E nunca refira a sua vida pessoal numa entrevista a não ser que o entrevistador pergunte diretamente.

  • Ser vago

"Sou responsável", ou "tenho conhecimentos do mercado dos telemóveis" não tem valor se não explicar porquê. Ilustre com exemplosvotante_indeciso_jornadas_APIC as suas qualidades. Para demonstrar que é responsável fale numa posição que desempenhou em que assumia responsabilidade (fechar a contabilidade, controlar chegadas de produtos...). Se ainda não tem experiência profissional não a invente, e procure exemplificar as suas qualidades com a vida acadêmica.

--ADS--
--ADS--