Descubra os 5 tipos de entrevista de emprego

A atitude correta é fundamental para triunfar na entrevista de emprego. Podemos distinguir 5 tipos de atitudes do entrevistador: agressiva, cordial, amena, inconexa e silenciosa. Em cada caso deve avaliar como deve atuar. Deixamos alguns conselhos:

Agressivo: O entrevistador destabiliza o candidato, pressiona-o  e intimida-o com perguntas contraditórias. Quer encontrar pontos fracos, feridas e avaliar a reação a situações de pressão. A melhor atitude neste caso é o auto controlo, segurança e confiança. Responda pausadamente, com segurança e sem ser defensivo. Não permita que o intimidem.

Cordial: O encarregado pela entrevista pode ser aberto, dando liberdade ao candidato para expressar-se com liberdade sobre os tópicos que entender. Desta forma, ao dar o controlo ao entrevistado, o candidato pode deslizar, dispersar-se e falar demais. O conselho nestes casos é medir as palavras. Mantenha-se fiel aos aspectos que preparou para falar durante a entrevista e seja profissional.

Amena: Esta atitude vai além da cordialidade. O entrevistador introduz deliberadamente uma empatia que pode levar a conversa a temas diversos e dando liberdade ao candidato de expandir-se. O entrevistador tem o guião mas dá ao candidato o protagonismo. O entrevistado pode falar sem restrições, deixando perceber a sua personalidade, o seu potencial de conflituosidade e os pontos sensíveis da sua história laboral. Mantem-se o conselho do caso anterior: cautela. Não se disperse e não revele demasiado. O entrevistador está a coloca-lo à prova propositadamente.

Inconexa: O responsável faz perguntas sobre temas diversificados, sem uma linha de ideias. Esta atitude tem como finalidade inserir desorientação, de maneira a que os saltos inconexos façam o candidato perder a relação entre os temas da entrevista. Pode acontecer que o candidato fique com dúvidas e se contradiga. O melhor que pode fazer é levar um esquema mental de todos os pontos a tratar e tentar reconduzir a conversa para o aspecto profissional, com o cuidado de não parecer descortês ou que está a evitar um assunto.

Silenciosa: Por último, há ocasiões em que as perguntas são breves e diretas, deixando espaço para que o candidato responda e desenvolva. Assim há possibilidade de demonstrar a capacidade de preencher os espaços da entrevista com a informação adequada. O nosso conselho é responder com informações concretas, com confiança  e com base no que preparou previamente.


 

Veja também...

Como falar dos defeitos numa entrevista de trabalho

Exemplos de perguntas numa entrevista

Três coisas que nunca deve fazer numa entrevista

 

--ADS--
--ADS--