Melhore o seu CV: fuja destes 4 maus exemplos

Numa candidatura de trabalho é sabido que o curriculum e a carta de apresentação são fundamentais. No entanto nem sempre escrevemos de uma forma que nos valoriza, e isso faz diferença aos olhos do recrutador. Selecionámos estas frases de alguns CVS para exemplificar erros comuns que são colocados nos currículos. Experimente melhorar o conteúdo do seu comparando-o com estes exemplos e propostas de melhora.

 

✖ Atualizei os arquivos do departamento.

As empresas não se importam tanto com as suas responsabilidades, mas sim com as suas conquistas profissionais. Então, é melhor incluir afirmações como essas:

✔ Reorganizei arquivos acumulados por um período de 10 anos, facilitando o acesso para os funcionários do departamento.

_______________________________________

✖ Trabalhei com os funcionários num restaurante.

É vago e não demonstra o que fez. Se fornecer alguns números e dados fica mais apelativo.

✔ Recrutei, contratei, formei e supervisei mais de 20 funcionários num restaurante que contava com vendas anuais de 2 milhões.

_______________________________________

✖ Trabalhei como chefe e supervisor de alguns funcionários num restaurante, na secção de recepção de mercadorias, no atendimento às mesas, no atendimento ao balcão e nas encomendas diárias e semanais, inventários e realizava o fecho de caixa.

Esta frase está longa e confusa. Tem detalhes que são pouco relevantes.

✔ Chefiei uma equipa de 7 funcionários num restaurante. Coordenei o atendimento, a recepção de encomendas e mercadorias e efetuava o fecho de faturaçã0.

_______________________________________

✖ Estive nesta empresa 5 anos a liderar a equipa de vendas. Os objetivos eram sempre atingidos e todos os colaboradores eram altamente motivados e elogiavam a minha capacidade de liderança.

Cuidado, porque dizer que o elogiavam não é profissional e pode parecer gabarolice. Seja objectivo. Uma versão melhorada:

✔ Liderei a equipa de vendas com 30 comerciais. Nos primeiros doze meses a faturação em vendas subiu 10% e em 5 anos subiu 20%. A nível de objetivos de venda toda a equipa superou os objetivos pessoais e da empresa.

 

 

 

--ADS--
--ADS--