Entrevista de emprego por Skype

As entrevistas de trabalho por Skype são uma prática habitual em muitas empresas, principalmente quando o candidato se encontra longe da vaga de emprego a que se candidata. Em países de grande extensão, como o Brasil ou os Estados Unidos, é comum fazer uma primeira entrevista de trabalho por telefone ou uma entrevista por videoconferência.

Esta ferramenta permite às empresas fazerem uma triagem inicial dos candidatos no processo de selecção de pessoal. Uma boa entrevista no Skype não deve conter momentos de silêncio longos e deve potenciar o seu curriculum. É essencial captar a atenção do entrevistador e mostrar que reúne as qualidades necessárias para o emprego.

Dicas para uma entrevista de trabalho por Skype

Recrutar um candidato para um posto de trabalho através de um ecrã de computador pode ser uma mais valia ou um incoveniente. Verique estes conselhos para entrevistas via Skype. Impressione o entrevistador com as suas qualidades profissionais e mostre como a sua experiência se adequa ao emprego.

  • Certifique-se que existe uma boa conexão a Internet

Antes de começar a entrevista teste o som, o microfone e a câmara. Utilize o a chamada de teste do Skype para verificar que as configurações estão corretas. Evite ter outros programas abertos porque peturba o funcionamento da videochamada.

Se durante a entrevista a chamada houver ruídos no som ou congelamento da imagem é porque a ligação à net nao é boa. Certifique-se que não tem mais programas abertos e se necessário peça desculpa, desligue e faça uma nova chamada.

  • Escolha cuidadosamente o lugar da entrevista

Numa entrevista por video chamada o fundo não é o mais importante, mas pode ter impacto. O ideal é que seja um lugar luminoso, limpo e arrumado, de fundo neutro. Uma estante de livros também pode criar uma boa impressão. Deve fazer a entrevista sozinho para evitar ruídos e distracções.

  • Imagem cuidada

Embora a entrevista por Skype se possa realizar em casa, vista-se como se se tratasse de uma entrevista presencial. A apresentação é um reflexo da importância que dá à entrevista e mostra profissionalismo. Pode pentear-se e maquilhar-se. Não use cores muito vivas e evite padrões e estampados porque podem parecer distorcidos na imagem do vídeo.

  • Pratique e volte a praticar

Uma entrevista telefónica ou por videoconferência pode criar nervosismo.  Tal como numa entrevista presencial deve praticar o que dizer, verificar os serviços que a empresa presta e as especificidades do posto a que se candidata. Prepare perguntas, calcule respostas e estude as políticas da empresa.Verifique o comportamento numa entrevista.

Uma entrevista por Skype deve ser sucinta e objectiva. Fale das experiências e qualificações que são relevantes para o posto de trabalho e deixe de lado informações acessórias. Treine com alguém com quem se sinta a vontade para praticar a entrevista por Skype.

 

Entrevista via skype, Entrevista video chamada

--ADS--
--ADS--