Entrevista de emprego em grupo

A entrevista em grupo ou dinâmica de grupo é o tipo de processo seletivo mais barato para a empresa.

A razão para este tipo de entrevista ser cada vez mais utilizado é o número elevado de candidaturas para determinados empregos. Esta opção de entrevista utiliza-se para detetar competências e fraquezas e para recrutamentos na área de comunicação comercial (operadores de call center, gerentes de vendas, vendedores, balconistas, etc)… Em uma ou duas horas são avaliados grupos de de 10 a 15 pessoas rapidamente, em vez de entrevistar presencialmente cada um delas.

Durante a dinâmica estão presentes especialistas em recursos humanos, psicólogos e até administradores da empresa. Geralmente não tomam parte da entrevista, apenas observam e tiram anotações sobre o comportamento na entrevista de cada candidato.

É normal que a princípio os examinados se sintam constrangidos a pensar que o selecionador está olhando, mas esta sensação desaparece rapidamente durante os exercícios.

Durante a entrevista de grupo é atribuído ao grupo de candidatos um estudo de caso, que é o tema de discussão.

O estudo de caso pode ser de dois tipos:

1217806_waste-basket____11– Exercício In-basket: um possível caso de trabalho que o indivíduo, uma vez inserido dentro da empresa poderia ter que resolver. Teste designado “in-basket” ou “no cesto”. O candidato tem de aplicar prioridades e demonstrar capacidades administrativas.

 

 

2– Situação imaginária que fornece informação reduzida ou inexistente. Um exemplo disto é atribuir uma cor diferente a cada participante e todos têm que chegar a um acordo sobre qual é a cor mais adequada. O participante tem que discutir, colaborar e negociar um acordo com os outros, e ao mesmo tempo defender a cor que lhe foi atribuída.

1406545_pencil_color_2Este último tipo de estudo de caso proposto durante a entrevista de grupo é certamente o mais criticado e que é difícil de entender o uso generalizado. Os comentários de quem participou de uma entrevista coletiva em que foi selecionado e descartados com base em um exercício destes são muitos.

 

Nã0 se esqueça que durante este tempo os examinadores vão estar atentos e tirar apontamentos sobre si, por isso recomendamos que consulte o que é valorizado numa entrevista de grupo. Veja também as 15 perguntas mais estranhas feitas numa entrevista de emprego

 

 

--ADS--
--ADS--