--ADS--

Como conseguir trabalho

  Conseguir um emprego não é uma tarefa fácil, mas estes passos auxiliam bastante na busca de trabalho. Numa vaga de emprego podem haver centenas de candidaturas, dezenas de entrevistas e apenas um recrutamento. Não se deixe intimidar por esta realidade de muitos cães para um osso. Um processo de seleção consiste em tentar encontrar um encaixe que funcione para ambas partes: uma vaga de trabalho que é preciso ser preenchida e alguém que precisa de trabalho. Agora só precisa de provar que tem o que é necessário para ocupar o posto de trabalho e passar o processo seletivo.

4 Passos para conseguir emprego

 

1 – Curriculum vitae: simples mas caprichado

O CV é regra geral o primeiro contacto com o empregador. Este simples documento pode abrir a portas a oportunidades de emprego. O seu CV deve ser simples, fácil de ler e resumido. Confira dicas para currículo e erros que deve evitar.

Juntamente com o currículo envia-se a carta de motivação ou carta de apresentação. Adapte a carta para o posto a que se candidata, sublinhando as qualidades e competências que o qualificam para o posto.

Antes de começar a escrever um CV | Exemplos de CV | Carta de apresentação

2- Networking: conecte-se!

Utilize os seus contatos. Amigos, colegas ou conhecidos, podem ser úteis na altura de conseguir emprego. Podem informá-lo de postos de trabalho disponíveis ou de projetos em desenvolvimento da sua área de interesse. Podem também referenciá-lo ou recomendá-lo, o que pode fazer toda a diferença.

Para ter boa uma rede de contatos profissionais preze todos os conhecimentos que estabelecer. Faça uso das redes sociais e crie um perfil no Linkedin, a rede social de emprego mais conhecida para disponibilizar o curriculum on-line e promova-se a si mesmo. O Webcurriculum é muito utilizado.

3- Triunfo na entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego significa que alguém leu o seu curriculum e ficou com vontade de mais sobre si. É a oportunidade de explicar o que não cabe no currículo. Crie empatia com o entrevistador e fale das competências e dos objetivos profissionais que cumpriu. Se tem pouca experiência, consulte aqui como ter sucesso na procura de primeiro trabalho sem experiência.

A entrevista de emprego | O que nunca deve fazer numa entrevista | Perguntas numa entrevista

4- Persistência… e insistência!

Este é o aspecto essencial. Uma boa oportunidade vem sempre disfarçada de trabalho árduo. O mais certo é ouvir muitos nãos até encontrar um trabalho que goste. Envie muitos currículos, procure ofertas de emprego e não baixe os braços.

 

Sin título

Faça uma auto-avaliação do seu currículo e das entrevistas de emprego que teve.

O que é que correu mal?

Onde posso melhorar?

Dei demasiadas informações?

Expliquei as qualidades e competências que se adequam a este posto?

Mantive uma postura profissional?

E se está desempregado, aproveite o seu tempo e use-o como uma mais valia. Faça formações, publique o seu currículo online, dedique-se a voluntariado… explore os seus talentos e hobbys, como artes plásticas, trabalhos manuais, plantar ervas de cheiro, e experimente vender os seus produtos.

Tome nosso teste de empregabilidade para descobrir o seu nível de empregabilidade, e os pontos em que necessita investir para conseguir emprego mais depressa.

--ADS--